12-recursos-facebook

Com diversas opções disponíveis nesta rede social, com certeza existem alguns recursos que você não conhece ou nunca utilizou. Esse recursos são úteis em várias situações e o ajudam em determinadas tarefas dentro do Facebook.


Caso você tenha conhecimento sobre algo que pouca gente conheça, deixe sua dica nos comentários para um possível próximo post sobre o assunto.

Confira os recursos esquecidos do Facebook:

1- Controle quem te vê online no chat

Nem sempre estamos disponíveis para conversar com todos os nossos contatos. Em vários momentos desejamos falar com algumas poucas pessoas ou estar disponível apenas para um pequeno grupo.

Se você não quer receber muitas mensagens por estar online, experimente ficar on apenas para alguns amigos. Saiba como fazer isso clicando aqui.

infologico-capas

2- Edite seus comentários já publicados

editar-comentario

Um recurso nem tão recente que o Facebook disponibilizou foi o de editar seus comentários. Sabe aqueles pequenos erros de pontuação, acentuação ou burrice mesmo? Você não precisa mais apagar e escrever um novo comentário. Basta clicar no ícone Editar ou Excluir (canto superior direito do seu comentário) e depois escolher Editar. Dê um Enter ao final da edição.

3- Desabilite notificações de aplicativos, grupos e pessoas direto da janela de notificações

Todas as notificações daqueles jogos chatos, aplicativos, pessoas e grupos podem ser desativadas diretamente pelo menu de notificações. Veja mais informações aqui.

desativar-notificações

4- Crie um Grupo Secreto

grupo-secreto

Vá até a página de Grupos do Facebook, clique em Criar grupo e selecione a opção Secreto. Assim, você terá um espaço privado no Facebook, onde só os membros do grupo podem saber da existência do mesmo.

5- Crie lista de amigos

criar-lista

Organize seus amigos em listas para ter um maior controle na hora de compartilhar suas atualizações. Aqui, você vê algumas listas já existentes, como Família, Melhores amigos, Conhecidos. Para criar uma nova lista clique em Criar lista, defina um nome e escolha os participantes. Assim você poderá criar listas de amigos próximos para ficar online no chat apenas para essas pessoas, por exemplo.


6- Baixe todos ou alguns álbuns de fotos seus ou dos seus amigos de uma só vez

Este não é um recurso nativo do próprio Facebook, mas é possível executar essa tarefa utilizando um serviço bem simples e fácil de usar. Você escolhe se deseja baixar suas fotos ou de seus amigos, em seguida basta selecionar os álbuns e clicar em Download. Saiba como utilizar vendo o passo-a-passo.

7- Veja suas mensagens escondidas pelo Facebook

outros

Algumas pessoas não sabem que o Facebook divide suas mensagens recebidas entre a Caixa de entrada e Outros. Você não recebe notificações de mensagens encaminhadas para a caixa secundária, pois são mensagens de pessoas que você não tem adicionado na lista de amigos. Caso você nunca tenha visto a aba Outros, provavelmente existem várias mensagens por lá.

8- Encaminhe mensagens

Esse recurso é bem interessante e pouquíssimos usuários conhecem! Você sabia que é possível encaminhar mensagens do chat para outras pessoas? É bem simples, na Caixa de entrada clique em Ações > Encaminhar mensagens.

encaminhar-mensagens

Depois selecione as mensagens que deseja encaminhar e clique em Encaminhar.

encaminhar

Em seguida, digite o nome das pessoas que receberão a mensagem e clique em Enviar. Você também pode digitar algum comentário acima da mensagem.

enviar-mensagem-encaminhada

9- Ver perfil como…

Uma funcionalidade do Facebook que foi “inspirada” na do Google Plus é a de permitir saber como certas pessoas visualizam seu perfil. Para utilizá-la, vá até sua linha do tempo e clique no ícone de opções. Depois clique em Ver como…

ver-como

Em seguida, clique em Ver como uma pessoa específica (no todo da página) e digite o nome da pessoa desejada.

ver-como-pessoa-especifica

10- Pare de seguir atualizações de amigos chatos sem desfazer a amizade

chato

Se você tem amigos que vivem postando coisas inúteis e você não aguenta mais ver essas atualizações, é possível deixar de recebê-las sem ter que excluir a pobre pessoa chata. Saiba como fazer isso.

11- Insira eventos e fotos em uma data específica na sua linha do tempo

evento-cotidiano

Se você é daqueles que gosta de contar partes da sua vida em sua linha do tempo, saiba que é possível adicionar eventos relacionados ao trabalho e educação, como novo emprego, nova instituição de ensino, aposentadoria e outras coisas na timeline; você também pode adicionar relacionamentos, habitação e etc em uma época específica.

Já ensinamos a fazer isso, veja aqui.

12- Organize as seções da sua linha do tempo

Com a nova linha do tempo, lançada há poucos dias, suas publicações ficaram do lado direito da página, enquanto o lado esquerdo foi ocupado por seções como Informações pessoais,  Amigos, Locais por onde você passou, Fotos, Músicas, Filmes, Opções curtir e outras opções.

O que você não deve saber é que é possível organizar a forma como essas seções são exibidas ou até ocultá-las de sua página.

Para fazer isso, coloque o mouse sobre qualquer seção, clique no ícone de lápis e depois em Editar seções.

editar-seções

Agora é possível reposicionar as seções para que fique na ordem que você quiser, além de desmarcar as caixas para removê-las da sua linha do tempo.

organizar-seções

É claro que você deve conhecer alguns desses recursos, o objetivo do post não é mostrar algo que somente a gente conheça, pois isso é impossível. Mas e você? Conhece mais recursos que possam ter sido esquecidos pela maioria dos usuários do Facebook? 

Gosta do Infológico?

Passou por aqui? Deixe a gente saber!

Deixe seu comentário

You must be logged in to post a comment.