Ao que tudo indica, o jailbreak para o iOS 5.1.1 está muito próximo de se tornar realidade graças ao lançamento do Absinthe 2.0. Aqueles já acostumados a realizar o procedimento de destravamento dos aparelhos com iOS, sabem que a atualização de uma versão para a outra exigem certos esforços que envolvem procedimentos de backup e restauração.


Enquanto o procedimento de restauração do conteúdo principal dos aparelhos iOS, ou seja, aplicativos da AppStore, contatos, emails, notas, músicas, vídeos, etc, é algo até bem simples de fazer (final do passo 2 deste guia), o mesmo não podemos afirmar dos aplicativos e tweaks adquiridos através do Cydia. Na verdade, muita gente sequer sabe que é possível realizar o backup de tais itens. Em razão disso, resolvemos indicar algumas formas de realizar essa tarefa da maneira mais simples.

1 – Pelo próprio Cydia

Se você já comprou qualquer item da Cydia Store (loja de apps e tweaks pagos), sabe que antes é preciso se cadastrar na loja com um login e senha. Assim como a AppStore, a Cydia Store mantém registro de todos os aplicativos que você compra, mas atenção porque somente os aplicativos pagos é que serão registrados. Uma vez que você restaure o aparelho iOS e refaça o jailbreak, basta logar com sua conta do Cydia e optar por baixar tudo o que tenha sido previamente adquirido.

2 – De graça, com o OpenBackup

Este é um aplicativo gratuito que pode facilmente ser encontrado em um busca rápida no Cydia (source: modmyi.com). A vantagem deste método é que ele faz backup de tudo aquilo que você possui baixado no Cydia. Após a instalação do aplicativo, basta pressionar o botão “Backup” para começar o procedimento. O que ele faz é fazer uma cópia dos arquivos do Cydia, colocando-os junto com os outros dados do iOS de modo que, ao realizar-se um backup através do iTunes (com cabo) ou iCloud (metodo sem fio), tudo será salvo.

Para reinstalar os aplicativos salvos após a restauração, basta refazer o jailbreak e transferir o backup de iTunes de volta ao aparelho iOS. Feito isso, é só reinstalar o OpenBackup e pressionar o botão “Restore” para que tudo volte ao seu lugar.

3 - PKGBackup, o rei dos backups para iOS com jailbreak

Sem dúvidas, este é considerado o melhor aplicativo para backups dos componentes e aplicativos do Cydia. Infelizmente, ele custa $8 na Cydia Store. Ele conta com dois métodos diferentes para realizar as cópias de segurança: salvando no próprio iPhone através da criação de um contato na Agenda; criando uma pasta no Dropbox ou SugarSync onde serão armazenados os arquivos (através da internet).

O que ele faz é determinar o que precisa ser incluso no backup, após um rápido escaneamento do aparelho, e então proceder com a execução do mesmo seguindo o método escolhido. Para recuperar os arquivos, refaça o jailbreak, instale o aplicativo e siga os passos de recuperação de acordo com o tipo de backup realizado.

4 – xBackup, o segundo melhor

Há dois grandes diferenciais do xBackup para o PKGBackup: primeiramente, o preço de módicos $1,50; segundo a capacidade de salvar as configurações tanto de aparência, como de personalização do funcionamento de cada aplicativo ou tweak comprados ou adquiridos pelo Cydia. O processo de backup e recuparação é bem parecido com o anterior, mas somente realizado através do iTunes.

Fonte: Cult of Mac

Gosta do Infológico?

Passou por aqui? Deixe a gente saber!

Deixe seu comentário

You must be logged in to post a comment.