infoGuia – Dois Dropbox no mesmo computador e ao mesmo tempo

Gostaria de utilizar duas ou mais contas do Dropbox no mesmo computador simultaneamente? Então você está no lugar certo. Aprenda a fazer isto sem necessitar de programas adicionais.

Assumindo que você já tem uma conta do Dropbox configurada no PC, vamos ensinar a adicionar a segunda para que você possa utilizar conjuntamente. Siga os passos:


NOVO MÉTODO FUNCIONANDO: CLIQUE AQUI.


Passo 1: Clique com o botão direito sobre o ícone do Dropbox no menu inciar e escolha Propriedades. Em Destino, veja onde o programa está instalado.

No meu caso está no caminho C:\Users\Felipe Brandão\AppData\Roaming\Dropbox\bin\, como você pode ver na imagem abaixo:

Passo 2: Prepare uma pata em qualquer lugar do HD (criei na Unidade C uma pasta chamada Dropbox2, ficando assim: C:\Dropbox2) para receber os arquivos da segunda instalação do Dropbox.

Este método não está mais funcionando, mas já encontramos uma nova maneira, CLIQUE AQUI.


Passo 3: Vá até a pasta localizada pelo Passo 1 (Para fazer isso, basta copiar o caminho e colar no Windows Explorer). Copie todos os arquivos nela contidos e cole na pasta que você criou no Passo 2.

Passo 4: Cole o código abaixo no bloco de notas e salve como drop1.bat na pasta que você criou e colou os arquivos.

@ECHO OFF
ECHO. This is for fun not exploitation!
SET USERNAME=Infologico
SET USERPROFILE=%CD%\%USERNAME%
ECHO. Setup Appdata for NT 6…
MKDIR “%USERPROFILE%\AppData\Roaming”
ECHO. Setup Appdata for NT 5…
MKDIR “%USERPROFILE%\Application Data”
START Dropbox

Explicação: O código acima engana o Dropbox, fazendo-o pensar que está rodando em um novo usuário do Windows. Mude o campo destacado em vermelho para um nome qualquer, este seria o nome do usuário que não existe no Windows.

Passo 5: Execute o arquivo drop1.bat, aguarde a inicialização do instalador e… você já sabe o que fazer!

Instale o Dropbox utilizando a configuração avançada, para que você mesmo possa escolher a pasta onde os arquivos ficarão localizados, evitando que o programa mescle as duas contas do Dropbox em uma só pasta.

Se deseja utilizar uma terceira conta do Dropbox, basta alterar o campo vermelho do código drop1.bat, salvar e executar o arquivo novamente. Simples, não?

Duas contas do Dropbox simultâneas

Fizemos este guia utilizando a versão mais atual do Dropbox (1.1.45) e Windows 7 Ultimate.

Gosta do Infológico?

Passou por aqui? Deixe a gente saber!

Comentários

  1. Flavio Scholbi  fevereiro 28, 2012

    Caro Felipe. 
    Segui os procedimentos indicados e a instalação funcionou.
    Ocorre que algo estranho tem acontecido. Do nada, enquanto trabalho, um dos dropbox fecha sozinho, de repente ele aparentemente ”desinstala” e tenho que reinstalá-lo (inserindo senha, etc.).
    Enfim, parece que o procedimento causou uma certa instabilidade no dropbox, que tem um comportamento estranho e aleatório.
    Sabe o que pode ser?
    Obrigado.

    • Felipe Brandão  fevereiro 28, 2012

      Flavio, preciso saber exatamente o que você fez, passo a passo. Qual o seu Windows? E a versão do Dropbox? Eu estou agora mesmo utilizando 2 dropbox seguindo esse mesmo procedimento. 

      Uma coisa importante é: depois de criar a pasta secundária, colar os arquivos e executar o bat é escolher a opção de que já tem uma conta e configurar o caminho de forma personalizada, para escolher uma pasta diferente da pasta do dropbox da primeira conta. 

      Aqui, por exemplo, utilizo o Dropbox 1 na pasta Documentos > My Dropbox > Dropbox
      e a pasta 2 em: Documentos > My Dropbox > Dropbox 2

    • Robson Machado  abril 25, 2012

      Ola Flavio. Consegui instalar os 2 dropbox, porém, quando meu computador restarta apenas uma das contas fica ativa. A outra fica inativa. Como faço para manter as duas ativas sempre?

      • Felipe Brandão  abril 25, 2012

        Robson, este é um problema que alguns tão enfrentando, mas a causa é desconhecida. Você fez exatamente o que está na matéria? Instalou utilizando a configuração avançada para escolher outra pasta?

        Se fez tudo certo realmente não dá pra entender o motivo de funcionar apenas em alguns computadores.

  2. Felipe Brandão  fevereiro 28, 2012

    Além disso, a segunda conta deve ser diferente da dua conta atual!

  3. Mariano Chaver  março 27, 2012

    Olá.
    Também efetuei o procedimento acima, passo a passo com todos os detalhes e estou tento o mesmo erro do colega. No meu caso, ao ligar o pc, as duas contas caem e tipo, pedem para serem reconfiguradas, estou pensando aki em “impedir” modificações na pasta de configuração dos dois dropbox para ver se resolve, mas como vc jah obteve sucesso, acredito que a questão pode ser a diferença das versões. Estou com a 1.2.52 (atual nessa data). Queria saber se vc tem o instalador da versão que vc usou, e ainda usa ai pra disponibilizar pros coleguinhas. Obrigado!!

    • Felipe Brandão  março 28, 2012

      Mariano, formatei meu computador recentemente e tô apenas com uma conta do dropbox instalada, vou tentar fazer tudo novamente e em breve posto aqui o resultado! Não tenho mais o instalador da versão antiga.

    • Felipe Brandão  abril 4, 2012

      Ainda está funcionando normalmente, Mariano. Verifique os passos com atenção. Porém já tive esse problema uma vez, de ao reiniciar o PC uma das contas cair.

  4. Adaltojose  março 28, 2012

    Por enquanto tudo funcionou normal aqui.
    .
    Gostaria de saber se, caso eu crie outra conta com outro email, e assim por diante, se tem como eu usar o mesmo tutorial (somente mundando o USERNAME -  o que recomendo que faça é utilizar o mesmo nome de usuário do email que cadastrar no site) e criar 5, 10, contas, por exemplo.
    .
    Obrigado

  5. Andrectt  março 31, 2012

    Fiz tudo como indicado neste tutorial, no entanto não consegui mudar o local que queria que os arquivos do DropBox2 fossem armazenados. Devo repetir o processo? Isso tem haver com o nome que coloquei no arquivo .bat?

  6. Marcos  abril 3, 2012

    Ola, parabéns pela dica, funcionou corretamente conforme instruções, agora tenho 2 contas do dropbox em um mesmo pc. Minha pergunta é: Como faço para alterar o nome da parta “Dropbox” quero colocar outro nomo, ex: “Dropbox – 2″ e deixar as duas partas com nomes diferentes dentro do mesmo local. Esta alteração também servirá para min identificar mais facilmente as contas. Obrigado Marcos

    • Felipe Brandão  abril 4, 2012

      Marcos, é só optar pela instalação personalizada para escolher em qual pasta ficarão os arquivos. No meu caso a pasta MyDropbox possui as pastas Dropbox e Dropbox 2 que são as pastas das duas contas separadas.

  7. kim  abril 14, 2012

    Este tutorial foi de grande ajuda. obrigado!!

  8. Aline Nihx  abril 20, 2012

    Muito obrigada!!!!!!

  9. Aline Nihx  abril 20, 2012

    O que acontece é que na hora de instalar o outro folder você não pode pedir a instalação automática, senão ele vai sincronizar a mesma pasta. Você tem que pedir instalação personalizada, e no seguinte, dizer quais folders você quer sincronizar. É só indicar o caminho novo. Aqui deu certinho!

  10. Marcela  abril 22, 2012

    vc sabe fazer isso no mac os x?

    • Felipe Brandão  abril 24, 2012

      Olá Marcela. Irei passar essa missão ao Luciano Hilton, que fala sobre Mac aqui no Infológico. Assim que soubermos se há essa possibilidade nós te avisaremos aqui :)

  11. Andrectt  maio 5, 2012

    É. Segui exatamente os passos aqui descritos, numa versão do Winodws 7 start, mas infelizmente só está rodando uma única versão após reiniciar o laptop. Vi que há comentários com o mesmo problema e realmente não sei o que fazer, onde sai errado. Já fiz o procedimento duas vezes, inclusive desinstalando a versão 1 do Dropbox e atualizando tudo de novo para então, fazer com uma segunda conta. Funciona com as duas até eu desligar, depois que religa, nada, aparece apenas a última conta inserida.
    Alguém sabe o que fazer pra resolver?

    • Flavio Scholbi  maio 9, 2012

      Se os dois Dropbox foram instalados e pelo menos uma vez eles funcionaram concomitantemente, seu problema tem solução. Um dos dropbox é executado pelo link principal. O outro pode ser executado a partir do arquivo “drop1.bat”(que você criou conforme o passo a passo do blog). Veja qual dos dois não está abrindo automaticamente quando o computador é reiniciado. Após descobrir isso, acrescente o atalho do outro arquivo (que não está abrindo automaticamente) à pasta inicializar do windows. A pasta inicializar deverá conter, portanto, os arquivos Dropbox.exe e drop1.bat.
      Saudações.

      • Ericsonmarx  maio 13, 2012

         A dica de colocar o arquivo drop1.bat na pasta inicializar nao funciona corretamente pois todo vez que o PC inicializa o arquivo drop1.bat força inicializar uma nova instalaçao de conta do dropbox.

  12. Pinheiro e Alves Advogadas Ass  maio 24, 2012

    Oi Felipe,

    Nossa! Não estou conseguindo de jeito nenhum! Primeiro porque ao copiar os aquivos, um deles dá erro dizendo que eu preciso de autorização do administrador para proceder com a instalação; eu ignoro e enfim consigo copiar. Segundo porque, ao tentar rodar o bat, ele diz que não foi possível encontrar o Dropbox. O que pode ser?

    • Felipe Brandão  maio 25, 2012

      Você está com permissão de administrador? O Dropbox está instalando e funcionando corretamente? Quando você faz o passo 1, em qual pasta o Dropbox está localizado? Tente desinstalar o programa e instalar novamente utilizando o procedimento padrão.

      • Thiago Passos  maio 25, 2012

        Opa Felipe tudo bem, primeiramente queria parabenizar pelo topico, muito interessante e esta sendo de grande ajuda pra mim.

        Tive o mesmo problema da conta extra do dropbox desativar quando reinicio o PC.estou usando a versão 1.2.52.
        Qual a versão que você esta usando? e qual seu sistema operacional?
        e por ventura.. esse tutorial foi vc quem criou ou buscou de outro lugar?se for este o caso talvez no original tenha a resposta para este problema

        • Felipe Brandão  junho 1, 2012

          Thiago, tudo bom, e com você? Primeiramente, desculpe pela demora. Seguinte, fiz o tutorial com base em vários sites, quando os problemas começaram a acontecer com versões mais novas do Dropbox, vi comentários sobre isso por aí, porém sem nenhuma solução. Não poderei dizer minha versão agora, pois não estou com o meu computador por perto. Mas o tutorial foi feito utilizando a versão 
          1.1.45, como informado no post. Recentemente comecei a ter os mesmos problemas citados por vocês. Vamos tentar buscar uma solução!

  13. Rodrigo Paiva  junho 4, 2012

    olá. seu post é mesmo muito interessante. as suas fotos ajudam a orientar, mas para o leigo nao fica absolutamente claro.
    nao sei exatamente como proceder…poderia continuar o post com mais exemplos e fotos..um pouco mais claro, por favor?

    • Felipe Brandão  junho 8, 2012

      Rodriogo, mil desculpas pela demora. É o seguinte, fizemos o teste novamente com a nova versão do dropbox e infelizmente não está mais funcionando. Estamos buscando uma nova maneira e assim que encontrarmos, postaremos aqui no blog e atualizaremos esta matéria. Fique ligado! Nossas redes sociais estão aí para isso.

      Abraço!

      • Rodrigo  junho 16, 2012

        Felipe…obrigado pelo retorno.
        sua dica foi mesmo muito bacana. continuo aguardando.
        forte abraco, por favor, me mantenha informado caso saiba de algum novo procedimento.
        Rodrigo

  14. Carreiro  junho 18, 2012

    Cara muito obrigado, foi muito útil eu tenho um Drop pessoal e outro profissional e isso me ajudou muito vlw mesmo.

    Abraço

  15. Tulio  julho 10, 2012

    Caro Felipe,

    Tentei mas nao consegui, deu o seguinte erro no prompt do dos:

    ” This is for fun not exploitation!
    Setup Appdata for NT 6a
    A sintaxe do nome do arquivo, do nome do diretório ou do rótulo do volume está invalido ou incorreta.
    Setup appdata for NT 5a
    A sintaxe do nome do arquivo, do nome do diretorio ou do rotulo do volume esta invalido ou incorreta.
    Erro ao processar: ôC:Dropbox2vanessaApplication.
    Já existe uma subpasta ou um arquivo Dataö.
    Erro ao processar: Dataö.”

    Ao executar este arquivo ele cria uma pasta dentro do dropbox2 chamada Dataö.

    “E da a seguinte janela de erro do windows – O Windows nao pode encontrar Dropbox. Certifique-se de que o nome foi digitado corretamente e tente novamente.”

    O que pode estar acontecendo? eu uso windows 7

    Fico no aguardo obrigado

    tulio@forumrecife.com.br

    • Felipe Brandão  julho 10, 2012

      Pois é, Tulio, colocamos até um aviso na matéria, pois está apresentando problema com versões mais novas do DB. Estamos em busca de uma nova maneira para fazer funcionar. Se você descobrir algo ou quiser nos ajudar, é só falar!

  16. Jumbao  julho 25, 2012

    como fazer o mesmo em um MAC????

  17. Felipe Brandão  julho 26, 2012

    Oi Tulio, bom dia. Vamos dar uma olhada no tutorial indicado e, se for o caso, atualizaremos esta matéria aqui.

    Muito obrigado pela dica, continue participando :)

  18. Felipe Brandão  julho 26, 2012

    Pessoal, com a dica do Tulio, fizemos um novo tutorial com um método que está funcionando, vejam: http://infologico.com/2012/07/saiba-como-configurar-dois-dropbox-no-mesmo-pc-funcionando.html

Deixe seu comentário

You must be logged in to post a comment.