Existem vários desfragmentadores de disco alternativos para o Windows. Isso devido ao fato de muitas vezes o desfragmentador nativo do sistema operacional ser insuficiente, não otimizando o sistema da maneira que deveria.

Como há diferentes soluções para este fim, algumas grátis, outras pagas, você precisa saber qual a melhor. E por experiência de uso, ficamos felizes por achar que uma solução gratuita é suficiente para desfragmentar o disco do seu computador de maneira eficiente.


Defraggler é um dos desfragmentadores de disco grátis mais conhecidos por aí, desenvolvido pela grande Piriform, mesma empresa que criou o CCleaner. Já falamos sobre ele anteriormente aqui no Infológico, mas como já faz algum tempo e novas versões foram lançadas, aperfeiçoando ainda mais o programa, precisamos falar novamente.

Interface

O desfragmentador pode não ter uma interface tão simples como a do Windows, mas mesmo assim é fácil de usar e configurar. Existem três áreas na tela principal, a do topo exibe os discos que são possíveis desfragmentar; a do meio mostra como o seu disco está, exibindo blocos que indicam a localização dos arquivos no disco; a parte de baixo conta com abas que são recheadas de informações importantes.

A primeira aba tem informações do que está sendo desfragmentado, além de exibir um gráfico de espaço usado e capacidade do disco. A aba Lista de arquivos apresenta os arquivos que estão fragmentados. A aba Pesquisar permite que você busque arquivos fragmentados que estão na lista (também e possível pesquisar por arquivos não fragmentados se você marcar a caixa adequada. Na aba Drive map contém uma legenda das cores apresentadas no programa, para que você entenda o que está acontecendo suas partições.

Para desfragmentar, basta selecionar a unidade desejada e clicar em Desfragmentar.

Recursos

Clicando em Ações você visualiza ótimas opções de desfragmentação, como desfragmentação rápida e um excelente recurso de desfragmentar apenas a pasta ou arquivo desejado. Ainda em Ações também é possível procurar erros no volume, clicando em Avançado > Verificar volume por erros. Além disso existe a opção de desfragmentar o espaço livre do HD.

Em Configurações é possível agendar a desfragmentação, ativar a desfragmentação na inicialização, ativar o desligamento do computador após desfragmentar, além de personalizar a desfragmentação rápida.

Conclusão

Pronto, você já aprendeu a utilizar o programa. Defraggler apresenta bons resultados em termo de desfragmentação e realmente otimiza seu disco rígido. Sem dúvidas é uma ótima alternativa ao desfragmentador do Windows e é recomendado para todos os tipos de usuários.

Defraggler – Download

Conhece uma ferramenta de desfragmentação gratuita e melhor ou tão boa quanto Defraggler? Compartilhe!

Gosta do Infológico?

Passou por aqui? Deixe a gente saber!

Comentários

  1. Cassio Luis Riboli  fevereiro 27, 2012

    não desfragmenta arquivos com gigas de tamanho

    • Felipe Brandão  março 6, 2012

      Cassio, não conhecia esse fato. Obrigado por compartilhar. Mas você sabe quando gigas? Acredito que de qualquer forma isso não tire o brilho do programa.

Deixe seu comentário

You must be logged in to post a comment.