O Registro do Windows é parte vital do sistema, um local onde ficam armazenadas todas as informações sobre diretórios e programas instalados, além de configurações básicas e avançadas do sistema fazendo com que todo o sistema operacional dependa da sua existência.

O Regedit é um programa que pode editar as entradas do registro, algo não recomendado para usuários básicos, pois qualquer modificação equivocada pode danificar todo o sistema operacional. Pensando nisso, a Microsoft não disponibilizou uma maneira tão fácil de acessar o editor, mas ainda sim não muito difícil. Para abrir o editor de registro no Windows 7, que é o nosso caso, basta digitar “regedit” na pesquisa do menu iniciar.


Esta matéria tem como finalidade ensinar a bloquear o acesso ao regedit para impedir que qualquer pessoa tente modificar as entradas e causar danos ao sistema. Algo muito útil para computadores utilizados por várias pessoas, como em lan houses.

Para isso vamos utilizar o Editor de Diretiva de Grupo Local (Função não disponível em versões Home do Windows)

Primeiro, digite “gpedit.msc” na barra de pesquisa no menu iniciar.

Na janela que abrirá, vá até Configurações do Usuário > Modelos Administrativos > Sistema. Em Sistema clique duas vezes sobre “Impedir acesso a ferramentas de edição do Registro“.

Na janela seguinte selecione a opção “Habilitado” para bloquear o acesso ao regedit, clique em OK e feche todas as janelas.

Tente acessar o Editor do Registro digitando novamente “regedit” na pesquisa do menu iniciar.

Pronto! Acesso ao editor bloqueado, para ativar novamente basta selecionar “Não Configurado” na janela “Impedir acesso a ferramentas de edição do Registro“. Tire suas dúvidas nos comentários.

Gosta do Infológico?

Passou por aqui? Deixe a gente saber!

Deixe seu comentário

You must be logged in to post a comment.